Como tornar a sua empresa mais competitiva: COMPLIANCE
25/04/2019

A transformação é lenta, mas aos poucos as organizações empresariais vem entendendo  a importância da mudança de comportamento ético e de conduta para garantir a segurança de seus negócios.

Isso tem se dado através dos programas de compliance ou também chamado de programa de integridade.

Muitos ainda não o veêm com bons olhos, mas é fato que isso está se tornando uma tendência no mercado brasileiro e, quem não se adaptar, certamente estará fadado ao insucesso.

Mas, o que é o compliance?

O compliance, nada mais é do que uma ferramenta de gestão que agrega valor a empresa.

Isso porque, estar em conformidade não siginifica apenas estar de acordo com normas jurídicas vigentes, regras internas e códigos de condutas de uma empresa. Vai além.

Seu alcance é muito mais amplo, permeando todo o sistema de uma organização, indo desde uma mudança cultural, preservação dos valores éticos, mitigação de riscos a sustentabilidade do négócio.

Ela faz parte da organização e está intrinsicamente ligada a governança corporativa e a gestão de riscos. Ela deve também estar conectada com todas áreas da empresa,  para subsidiar com mais cuidado e precisão toda a tomada de decisão pelos gestores, pois é assim, que será fortalecida  sua imagem e reputação, bem como sua credibilidade perante o mercado e terceiros.

Os programas de integridade devem estar alinhados aos objetivos e estratégias da empresa, e também devem consistir em planejar a prevenção de riscos de desvio de conduta e descuprimento da lei, além de implementar métodos para detecção e controle de problemas que possam comprometer sua atividade, sejam eles relacionados a questões fiscais, trabalhistas, segurança da informação, falha na contratação de terceiros, desvios financeiros e até mesmo corrupção e lavagem de dinheiro.

E é claro que tal programa deve ser aplicado a todos, indistintamente, principalmente, havendo maior comprometimento da alta administração que é quem deve promover um estímulo à cultura  e à conformidade com a lei, pois todas as suas ações e de seus membros devem ser pautadas na reponsabilidade corportativa de fazer o que é certo. Agindo assim, o ambiente se tornará mais seguro e confiante para a tomada de decisões.

Esse programa quando implementado de forma eficaz promove maior lucratividade do negócio, pois poderá haver redução de custos com passivos judiciais e redução da carga tributária, maior segurança jurídica nas relações com terceiros (ex. contratação de fornecedores), neutralização de autuações e multas pelos orgãos fiscalizadores da administração e melhoria da imagem institucional junto ao mercado, clientes e investidores, promovendo a confiança e a transparência em seus negócios.

Portanto, a gestão de compliance não é exclusiva de determinado setor, mas é de responsalidade de todos na origanização, visando contribuir para a eficiência de todos os processos da empresa, protegendo-a de atos ilegais ou irregulares e a si próprio, fortalecendo, assim, a reputação e a credibildidade no mercado e assegurando sua longevidade com os mais elevados padrões éticos.

 

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Sobre o(s) autor(es)
ROKELI A. OLIVEIRA
ROKELI A. OLIVEIRA

Sócia no escritório Gelson Ferrareze Sociedade de Advogados, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós-graduanda em Compliance pelo IBMEC.